O Oscar vem aí!

O Oscar estará batendo na nossa porta no próximo domingo, fechando com chave de ouro o carnaval  (é, aqui no Rio a folia dura até o final da semana) e dando início ao ano.

Então é hora de começar a prestar atenção na lista dos filmes lançados em 2014 que estão concorrendo ao maior prêmio do cinema.

Vejamos quanto ao prêmio de melhor filme:

"Sniper americano"
Não vi ainda.

"Birdman"
Comecei a ver e não passei dos primeiros 20 minutos. Me entediou nível 28369.

"Boyhood: Da infância à juventude"
Achei bem interessante a abordagem do tempo no filme, que é basicamente o elemento central. O tempo passa e, com ele, a trama avança com as peculiaridades de uma história de alguém essencialmente normal. Poderia ser qualquer um ali. A questão da família é também um elemento central do filme, que acaba por evidenciar como o ser humano se amolda, cada um à sua forma, aos novos contextos familiares que se impõem. Cada um tentando fazer o melhor - pelo menos a maioria, aceitando e experimentando o que a vida traz.

O filme tem três horas de duração, então talvez ver fora de casa seja algo mais desafiador, já que não dá pra dar um pause e ir beber uma água sem perder nada, mas não senti muito cansaço e só percebi que o filme era realmente longo quando alguém comentou algo na sala. Pra mim estava fluindo bem. Era como acompanhar um reality compacto dessa família que, embora mostre uma uma estrutura diferente ao longo do tempo, é uma família como outra qualquer, com seus erros e acertos.

"O grande hotel Budapeste"
Assisti esse no cinema e a primeira coisa que me vem à cabeça sempre que alguém fala sobre ele é: "que filme doido!". Mas doido totalmente no bom sentido. Tem uma parte do filme, em especial, que eu adorei. Quando uma determinada pessoa (vou indeterminar pra não dar spoiler) tenta fugir da prisão e fica na frente dela, enquanto o sinal de fugitivos toca, preso em seus próprios TOCs. Achei sensacional e eu mesma ria de nervoso. Foi a cena mais marcante pra mim.

"O jogo da imitação"
Não vi ainda.

"Selma"
Não vi ainda.

"A teoria de tudo"
Sensacional. História, filme, atores, tudo. Me tocou de forma especial pelo momento de vida que estou passando. Ver aquele amor genuíno da Jane pelo Stephen, um amor que já começou com a garra  de lutar no matter what, inclusive contra um doença que se anunciava brevemente fatal. Acho que o amor verdadeiro é assim. Não mede esforço, não vacila quando o outro não está nas condições ideais. Pega na mão e segue em frente junto, mais unidos do que nunca, porque o amor é assim, carrega o outro no colo se for necessário. Não abandona; não justifica; não exclui nos problemas, soma. Jane e Stephen, que pessoas extraordinárias!

Tenho mais pra falar desse filme. Farei outro post específico.

"Whiplash - a busca da perfeição"
Sensacional também! História de obstinação, dedicação, compromisso com o sonho. Não acho que o personagem principal em si seja sensacional em todos os âmbitos da vida, mas no que diz respeito ao sonho, ele corre atrás. É uma história de pressão e persistência. Bonito de ver! Atores entregues aos personagens, os dois principais são o filme todo. Tem que assistir! Pra mim o Oscar é do "teoria do tudo", inclusive o de melhor ator, mas os atores de "Whiplash" são sensacionais também.

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.